Clique aqui e encontre um Template com a sua cara - Templates for Blogger»

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

São Paulo x Corinthians: ataque contra a defesa

O clássico do próximo domingo entre São Paulo e Corinthians será um bombardeio do Alvinegro em cima do Tricolor. Pelo menos é isso que se espera analisando as estatísticas das duas equipes no Brasileirão 2010. Mas, pela filosofia dos treinadores das duas equipes a expetativa pode ser outra.

Os números a favor da ofensividade do Timão são claros. O Alvinegro, que tem o melhor ataque da competição, com 58 gols, é o segundo time que mais finaliza, com uma média de 14,6 finalizações por jogo, segundo dados do Footstats.

O São Paulo, por sua vez, tem a sexta pior defesa do campeonato, tendo tomado 46 gols em 33 jogos. Além disso, o Tricolor é uma das equipes que mais defende, obrigando Rogério Ceni a fazer uma média de 3,88 defesas por partida. Só o Atlético-GO e o Grêmio Prudente têm índices maiores de defesas por partida.

Porém, se considerarmos o estilo dos dois treinadores, o clássico promete surpresas. Desde que chegou ao Tricolor, Carpegiani implantou a filosofia de que a melhor defesa é o ataque e, com um time muito ofensivo, promete pressionar o Corinthians durante todo o jogo.

- Não tem outra solução a não ser atacar. Desde o princípio é assim. Quando cheguei, precisávamos ganhar de qualquer forma, estávamos contra a parede. A única maneira de respirar era atacando - afirmou o treinador após a vitória sobre o Cruzeiro.

O Corinthians também mudou um pouco seu estilo de jogo com a chegada de Tite. A equipe de Adilson Batista, muito criticada pelo excesso de ofensividade sem equilibrio defensivo, acabou. Agora, o novo treinador cobra uma postura mais conservadora da equipe dentro de campo, pensando primeiro em se defender para depois atacar.

Resta saber o que vai falar mais alto no clássico de domingo: a frieza dos números ou a atitude dos técnicos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário